CONTABILIDADE X MATEMÁTICA FINANCEIRA

Muita gente associa Contabilidade a Matemática.  Já me perguntaram até a diferença entre Contabilidade e Matemática Financeira.  A princípio, estranhei a pergunta.  Num segundo passo, compreendi que talvez a dúvida não fosse tão bizarra assim.  Então resolvi escrever esse post explicando a diferença entre essas duas ciências, ambas muito importantes para quem deseja trabalhar no mercado financeiro ou gerenciar um negócio.

A Matemática Financeira estuda o valor do dinheiro no tempo.  Um exercício típico dessa disciplina é calcular o valor presente ou valor futuro de um fluxo de caixa.  Exemplificando, estaria falando de resolver questões do tipo “é melhor pagar a vista ou a prazo determinado bem?”  Um outro exemplo seria calcular os juros de determinado financiamento.

Já a Contabilidade vai se preocupar com o registro das operações.  Como assim?  Vamos imaginar uma empresa que tem funcionários, custos, móveis, paga aluguel, vende, fabrica o que vende e daí por diante.  Os registros contábeis de todas suas operações vão propiciar que todos seus stakeholders (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e governo) compreendam se a empresa é lucrativa, se é endividada e qual o retorno que ela dá para aqueles que investiram nela, seus acionistas.  E por aí vai.

Mas será que há interseção entre as duas ciências?

Ambas se juntam quando analisamos projetos de investimento, por exemplo.  A Contabilidade fornecerá os dados que serão usados para avaliar o projeto mais lucrativo e rentável do ponto de vista financeiro, conta essa feita com os conhecimentos da Matemática Financeira.

No mercado financeiro, o conhecimento das duas ciências é fundamental para tomarmos decisão de investimento.  Será que uma empresa merece crédito do banco?  De quanto?  A análise contábil da companhia será fundamental para responder essas questões.

Já o Analista fundamentalista certificado CNPI utilizará os dados da Contabilidade e conceitos de Matemática Financeira para calcular o valor justo de uma ação negociada em bolsa.

Como visto, não há como descartar o aprendizado de Contabilidade e Matemática Financeira no mundo dos negócios.  Por isso conceitos de ambos caem no exame de certificação da ANBIMA CPA-20 e CEA.

Gostou do post?  Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário ou pergunta aqui no blog.

Um comentário em “CONTABILIDADE X MATEMÁTICA FINANCEIRA

Deixe um comentário