Os diferentes níveis de agentes autônomos de investimento

Nas últimas duas semanas, o Valor publicou alguns artigos sobre a atividade do agente autônomo de investimento e a proposta de nova instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a cerca dessa atividade. Foram diferentes visões, mas nenhuma tocou em um ponto de suma importância: a preparação do agente autônomo de investimento para exercer a atividade que ele deseja.

De acordo com a exigência das instruções vigente e proposta pela CVM, para se tornar um agente autônomo de investimento, o profissional deve ser aprovado em exame de certificação promovido pela Associação Nacional das Corretoras (Ancor) e ter o ensino médio.

Por atuar de perto com agentes autônomos de investimento, posso falar com experiência da necessidade desse profissional se preparar adequadamente para exercer as atividades a que aspira, ou seja, não apenas intermediar a distribuição de produtos de investimento, mas também assessorar seus clientes na escolha do produto que melhor se adapta ao seu perfil de risco, às suas necessidades de liquidez e aos seus anseios de retorno (“suitability”), exigência da própria CVM e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Como professora, coordenadora e sócia de uma empresa de treinamento focada nos diferentes exames de certificação de mercado, conheço as diferenças dos diversos níveis das provas. Tenho, portanto, algumas dúvidas se apenas o nível de educação formal exigida e a prova da Ancor são capazes de assegurar que esse profissional preste a tão desejada consultoria seguindo todas as boas técnicas que tal prática exige. Daí que muitos profissionais estão continuamente buscando aprimoramento.

Como resolver, então, o problema gerado pela nova instrução da CVM, objeto de audiência pública 03/10, que deseja nivelar por baixo todos esses profissionais? A resposta é única: exigindo uma preparação adequada e contínua desse profissional.

No meu entender, deveriam existir talvez três níveis de certificação para os agentes autônomos, assim como na Anbima e no Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI). De acordo com o nível de escolaridade do profissional e da aprovação nos exames de certificação, o agente autônomo de investimentos estaria apto a prestar mais serviços aos seus clientes, chegando ao topo, quando seria capaz de assessorá-los nas suas decisões de investimento de uma forma mais completa e manter contrato com diversas instituições financeiras.

Se você vislumbra a possibilidade de haver conflito de interesse entre a atividade de intermediação e de assessoria, fica aqui uma pergunta: quando você fala com seu gerente no banco, o que espera dele? Que ele empurre qualquer coisa ou que simplesmente mostre uma tabela de rentabilidades e não diga nada; ou que ele indique a você o produto correto para a sua necessidade e a realização de seus sonhos? Pense nisso.

Por acreditar que trabalhar com transparência é sempre recomendável, fica aqui outra sugestão. Que tal se o cliente assinasse um Termo de “Disclosure” tomando ciência da forma como o profissional é remunerado e do seu nível como agente autônomo? Sempre há uma saída mais inteligente do que simplesmente proibir e deixar órfãos os milhares de clientes atendidos por esses profissionais. O que não se pode é simplesmente nivelar por baixo todos os agentes autônomos de investimento, pressupondo que ninguém é capaz de dar o atendimento correto e ser ético no seu relacionamento.

Lembro, por fim, que esse profissional é muito importante para o desenvolvimento do mercado de capitais, para que ele atinja a capilaridade necessária para o seu crescimento. Depois de ler e reler todo o texto da audiência pública, fica a impressão de que há uma divergência entre o que a CVM entende que deva ser a atividade do agente autônomo de investimento e o que ela realmente deveria ser. Afinal, esse profissional, enquanto intermediário na operação, tem o compromisso e a responsabilidade de buscar o melhor para o cliente. O caminho a seguir deveria ser a busca pela melhora do nível desse profissional e do mercado como um todo. No mundo do home broker, limitar a ação desses profissionais à simples captação de ordens é condenar à extinção essa profissão.

Divulgado no Valor Econômico de 11/06/2010, em Palavra do Gestor.

49 comentários em “Os diferentes níveis de agentes autônomos de investimento

  1. Adorei seu blog. Achei bastante pertinente além de ser escrito muito bem. Estou ingressando no mercado financeiro e tenho buscado bastante informação sobre essa temática. Seu blog já está aqui anotado. Atenciosamente Henrique Portugal Jorge

    1. Henrique,
      Fico feliz que você tenha gostado. Adoro escrever e ajudar pessoas. Quem me dera ter mais tempo para me dedicar mais ao blog. Se eu puder te ajudar em algo, estou às ordens.
      abs, Lilian

  2. Bom dia.

    Achei muito instrutivo seu blog. Cai nele por acaso, pois atualmente, estou procurando um Conselheiro Autonomo. Isso e nao vinculado com nenhuma companhia, banco ou sociedade de valores, porque ai sempre existe uma tendencia de puxar aos seus interesses dentro da companhia em que ele trabalha. Busco um conselheiro que trabalha exclusivamente para seu cliente, e nao para a companhia.

    Mas onde estao os Verdadeiros Conselheiros Autonomos ?

    1. Despina,
      Fico feliz que os assuntos do meu blog podem ajudar alguém. Essa é a minha intenção.

      Quanto à questão do “Conselheiro Autônomo”, ela transcende a autonomia. É obrigatório que ele seja ético e tenha licença da CVM para atuar em consultoria de investimentos. Eu, por acaso, trabalho na pessoa física como Consultora, sendo remunerada diretamente pelo cliente. Faço um trabalho com muita transparência, atuando nas instituições onde o cliente gosta de trabalhar. Se você quiser conversar mais sobre o assunto, pode enviar um email diretamente para lgallagher@investotal.com.

      abs

  3. lilian,
    adorei o q vc escreveu sobre Agente Autonomo de Investimento. Eu recentemente me tornei AAI e alem da burocracia para abrir uma PJ, vejo que cada vez mais essa profissao esta perdendo espaco por falta de uma regulamentacao mais especifica.
    Espero ansiosamente para que a CVM consiga encontrar o caminho certo para a certificacao e regulamentacao do profissional. Acho q nivelar a profissao seria sim uma saida inteligente e mais adequada para tal.
    Adorei seu blog…
    Obrigada,
    Marianna

  4. poxa, gostei muito. Sou agente autônomo e quero a sua opinião sobre a abertura de um sindicato de agentes autônomo de investimentos que atenda realmente nossas necessidades. Como em qualquer sindicato, número de registro, carteira de profissional, informativo periódico, site de interação, conteudo de aprendizagem, oportunidades de negócios e boas práticas comerciais, técnicas de negócios além de possíveis convênios com estabelecimento comerciais. Somos em grande número e pelo que tudo indica vai crescer mais ainda, precisamos de uma representatividade a altura de nossa responsabilidade. No momento estamos abandonados e entregues as Corretoras e a CVM, que é pior ainda, além de não fazer nada tem uma certa mágoa, que não entendo o porquê, da nossa classe. Fico no aguardo.

    1. Inácio,

      Eu concordo com você; precisamos de um órgão que represente os agentes autônomos de investimento. Pensei em criar um, mas depois que descobri que a Apimec representa diferentes categorias de profissionais, inclusive agentes autônomos, me rendi à tentação de criar mais uma associação e aproveitar melhor a Apimec. Foi então que pensei no seguinte:

      1. Mapear todos os agentes autônomos do Brasil, com nome e email de cada um.
      2. Enviar mensagem para todos se cadastrarem num yahoogrupos.
      3. Explicar a todos que uma das funções das Apimecs é representá-los.
      4. Uma vez “todos” concordando, propor às Apimecs, cada um na sua região, que crie uma diretoria de agente autônomo de investimento.

      Acho que assim fica mais fácil. O que você acha?

      Antes de fechar minha mensagem, obrigada por suas palavras.

      abs, Lilian

    2. Inácio,
      Estava fazendo uma revisão no meu blog e relendo sua mensagem, notei que ficou sem resposta. Ao mesmo tempo, tive a impressão de já ter lido e respondido. Se não te respondi, me perdoa, não gosto de fazer isso.
      Na verdade, a Apimec, em tese nos representa, embora ela nunca tenha feito nenhuma ação nesse sentido. Outro dia eu comentei com os “novos” presidentes sobre isso e me coloquei à disposição para organizarmos um seminário para a classe. Gostaria da sua participação para dar sugestões.
      Fico no aguardo de sua resposta.
      abs, Lilian

  5. Oi Lilian,

    Fiz a prova da ancor recentemente e ainda estou esperando a minha liberação para iniciar as atividades em uma corretora. Não tenho conhecimento sobre este mercado, como remuneração por exemplo. Sei apenas a respeito da corretora que farei contrato. A remuneração inicial, é apenas uma ajuda de custo e após tres meses apenas comissão. Gostaria de saber como funciona na maioria dos casos essa relação, AAi e Corretora.
    Abç

  6. Nao acho que precise ter classificacao de AAI.
    Primeiro, porque a experiencia vale mais que a formacao. Principalmente na bolsa de valores. Porque se fosse pela formacao, teria muito economista bilionario. Se a formacao realmente importasse, pra que a pessoa iria virar AAI, ou analista de uma corretora se ele mesmo poderia fazer uma fortuna na bolsa?

    1. Gordon,
      Não me lembro de ter respondido seu comentário e não gosto de deixar comentários sem resposta. Se esse for seu caso, me desculpa. Por já ter passado pela experiência de AAI e estar no mercado de investimentos e de treinamento, posso falar de cadeirinha que há muitos AAIs que ainda precisam de um treinamento formal. A questão de ficar rico, vai além de investir recursos na bolsa. Não adianta investir, tem que investir de forma correta e a educação formal em investimentos, não apenas em economia, evita que o investidor cometa muitos erros.

  7. Olá boa tarde, tudo bom?

    Estou para fazer a prova de Agente Autonomo de Investimento ( ANCOR) e gostaria de tirar uma dúvida.

    Eu opero como pessoa fisica normal por uma corretora apenas uma carteira propria nada profissional.

    1-) Eu posso diante dos orgãos reguladores receber dinheiro de amigos e operar na minha carteira como se o dinheiro fosse meu? Por conta e risco dos meus amigos e meu proprio?

    1. Italo,
      Não me lembro de ter respondido seu email e não gosto de deixar perguntas sem respostas. Então, vamos lá: você não pode receber dinheiro de seus amigos por dois motivos: 1. Você não tem licença da CVM para atuar na profissão de Administrador de Carteira e 2. Você vai arrumar confusão com a Receita Federal, porque vai estar recebendo “por fora”. Qualquer outra dúvida, estou por aqui e da próxima vez, não vou deixar passar tanto tempo. Boa sorte!

  8. Oi Lilian,
    Estou trilhando o mesmo caminho da Vanessa. Também gostaria de receber orientações sobre o relacionamento entre o AAI e as corretoras. Posso vincular-me a mais de uma corretora? Se tiver tempo, dê mais algumas dicas acerca da profissão de AAI.
    Obrigado e grande abraço,
    Bruno.

    1. Bruno,
      Na última sexta-feira saiu uma nova instrução de AAI que até agora não parei para ler no detalhe, mas que pode ser encontrada no home page do site da CVM.
      Na nova Instrução, o AAI não pode ter contrato com mais de uma corretora. Se você desejar conversar, me chama no skype (liliangallagher).
      Um abraço

  9. Ei Lilian,

    Primeiro, parabéns pelo blog e o segundo parabéns vai por responder aos questionamentos dos que participam dele. Aproveitando então a oportunidade, gostaria de uma orientação, pois estou interessado na certificação AAI e também na certificação CGA (gestores de investimentos), da ANBIMA. São atividades conflitantes para o profissional?

    Obrigado pela atenção dispensada.

    Grande abraço,

    Marcus Augusto

    1. Olá Marcus Augusto,

      Obrigada por seu comentário, mas vamos ao que interessa. As atividades de agente autônomo e gestor são perfeitamente conflitantes. Um ganha no giro da carteira e o outro na rentabilidade. Logo, a CVM não permite que as duas atividades sejam feitas pelo mesmo profissional. Ou você é agente autônomo ou é gestor.

      Não sei se você conhece bem o conteúdo das duas certificações (AAI e CGA). O conteúdo da prova de AAI não é pesado. Já não posso dizer o mesmo da prova de CGA. Essa eu recomendo para quem tem no mínimo um MBA em Finanças ou esteja MUITO a fim de estudar. O conteúdo é bem extenso e profundo. Se desejar saber mais sobre as duas provas, posso dar uma orientação. Dou treinamento para as duas.

      Um abraço.

  10. Boa tarde Lilian gostei do seu texto so fiquei em duvida uma coisa.
    estou ingressando agora no mercado financeiro.. tenho 22 anos, tirei a certiicaçao AAI a pouco tempo e faço pos de mercado de capitais e derivativos
    Se puder me responda uma coisa o CGA esta um nivel acima do CNPI? o CGA tem autotizaçao pra administrar carteira?

    obdo!

    1. Olá Junior!
      O CGA é diferente do CNPI e eu diria que sim, é um nível bem acima. Tudo que cai no CNPI cai no CGA. O CGA é um CNPI com muito mais matéria e é indicado para quem quer ser gestor. Atualmente ofereço o curso preparatório para o CGA na modalidade on line, com tutoria e MUITOS exercícios. Só uma coisa: o agente autônomo não pode fazer recomendação (papel do analista que tem cnpi, nem pode fazer gestão, papel do administrador de carteira, que tem cga. Qualquer dúvida, estou às ordens.
      abs,

    1. O CPA-20 e direcionado para quem deseja trabalhar atendendo o Investidor Qualificado, aquela pessoa que tem mais de R$ 300.000,00 aplicado no mercado financeiro. O Agente Autonomo de Investimento ou e autonomo e tem contratos com instituicoes financeiras ou trabalha na corretora, negociando os produtos da corretora, basicamente acoes. Ele nao e funcionario da corretora, tem contrato com ela. Em breve estarei publicando um artigo aqui no blog sobre as diferentes certificacoes. Aguarde. E desculpa a falta de acentos, estou em um computador sem pontuacao.
      abs

  11. Olá!
    Primeiramente gostaria de dizer que achei excelente o artigo.Parabéns!
    A última frase em que você diz que os AAI estao fadados à instição é a mais pura verdade…o AAI deveria ter um papél mais voltado para a consultoria e ensino técnico.
    Tenho o CPA20 e ja tive a Ancor,alem de ja ter exercido a profissão por um breve período.

    Hoje em dia opero somente para mim mesmo especulando no mercado Forex.
    La no exterior a gente vê o futuro e lá a figura do AAI não existe mais.Nem mesmo ordens via telefone são comuns por lá….Utiliza-se muito a o “HomeBroker” deles.(Que é uma plataforma 10.000 anos luz de qualquer HB do brasil)
    O Brasil ainda tem muito o que mudar nesta área.
    O AAI seria perfeitamente substituído pelo atual CEA ou até mesmo pelo CPA20.
    Parabéns pelo artigo novamente!

    Abraço,

    Leandro

  12. Olá Lilian , meu nome é Luiz , tenho 22 anos, realizei minha certificação de AAI em fevereiro de 2011 e desde então trabalho em um escritório de agentes, eu e meus colegas de trabalho temos interesse em ter um gestor de carteira pois acreditamos que temos demanda pra isso , para isso teríamos que ter alguém com a certificação de CGA correto ? e fora isso teríamos que ter outra empresa aberta, como funcionaria isso ? poderia me esclarecer essas questões do trabalho e certificação do gestor ? e por favor poderia me passar seu e-mail , tenho real interesse em me tornar um gestor mesmo que pra isso tenha que ralar muito. Acredito que o papel do AAI está cada vez mais defasado e próxima do fim mesmo pq não é uma atividade que exige grande conhecimento de mercado e sim conhecimento na área comercial, o problema que vejo é que com a grande concorrência entre as corretoras e o novo sistema de corretagem fixa os clientes acabam fazendo operações sem fundamentos pois muitas vezes não possuem experiencia no mercado e muitas vezes como o AAI depende da corretagem pra viver acaba deixando o cliente operar sem muito juizo, o que acaba acontecendo é que o investidor pessoa física despreparado acaba sustentando todo esse sistema e se traumatizando com a bolsa de valores . Acredito que a profissão de gestor seja muito mais seria pois com ela o investidor apesar de estar assumindo riscos possui muito mais chances de ter retorno na bolsa de valores.
    Até logo e aguardo sua resposta por e-mail se possível com um telefone de contato.

  13. Sou AAI e gostaria de começar lhe dizendo que concordo com 100% da matéria.
    Tenho a certificação de agênte automono de investimentos, habilitação como operador da Bovespa pela Ancor, CPA20, formação Superior além de outros cursos. Já fui gerente de Banco e tenho expêriencia de 15 anos no mercado financeiro e vejo algumas vezes, alguns colegas de profissão mancharem a imagem do AAI por não estarem capacitados para função. É uma função muito importante e de muita responsabilidade e a CVM deveria dispensar mias esforços para garantir segurança e funcionalidade ao Mercado, Profissionais e Clientes.

    Você acaba de ganhar mais um leitor. Obrigado pela matéria.

  14. Problema de muito AAI é que acabam usando seu conhecimento empírico, deixando de lado seus estudos sobre o mercado. Mercado de capitais é complexo e extenso, se limitar apenas na vivência do dia a dia desta profissão não vai melhorar o profissional em nada.

    Concordo muito no ”sistema de níveis” da prova, isso melhoraria muito no conhecimento do profissional para melhor atendimento ao cliente.
    É muito comum AAI sem o menor compromisso de educar financeiramente o cliente. Isso é fundamental para o crescimento de pessoas físicas nesse mercado.

    1. Olá Cleber! E uma pena que a CVM nao entenda muito bem a função do AAI e tenha aprvado uma regulamentação meio capenga.
      Um abraço e Feliz 2012, com muitas realizações.
      Abs

  15. OLA Lilian, a profissão de AAI, é um Fracasso, a vejo como um balconista de farmacia receitando um remédio (ações) que todos já conhece, ou seja vc e nem seu cliente ganharão dinheiro com essa ações popularizada, portanto acredito, que o Administrador de carteira,é umas das
    melhores alternativas, logico que é uma área mais dificil, a minha duvida é o seguinte, o que preciso para tirar a CGA, e estando com esse certificado, além de administrar carteira, quais as atividades posso desenvolver dentro do mercado financeiro.

    att: Fabio de Melo

    1. Fabio,
      Você está sendo muito duro. O AAI desempenha um papel importante. Quando competente, ele é capaz de indicar o investimento correto para o cliente. Ele é um link entre o cliente e a corretora.
      O trabalho de gestor é mais desafiador, não resta a menor dúvida. Requer mais conhecimentos também. Daí que a prova do CGA é MUITO mais difícil.
      Com o CGA, você pode trabalhar como gestor. Acredito que a CVM também permita que você atue como consultor com essa credencial. A norma da CVM é clara: “cada macaco no seu galho”, o que significa que você só pode atuar em uma frente no mercado. Ou você vende (é AAI), ou você recomenda investimentos (é analista e tem o CNPI da Apimec), ou é gestor (tem o CGA) ou consultor. Essa regra é para evitar conflitos de interesse.
      Espero ter te ajudado.
      Um abraço,
      Lilian

  16. Ola Lilian , queria muito entrar no ramo financeiro, mas por falta de recursos de um ensino superior, gostaria de saber do que preciso para fazer a prova e ser bem-sucedido nessa area de autonomo de investimentos, trabalharia pra uma empresa ou diretamente com clientes ?

    1. Para ser um Agente Autônomo de Investimentos você tem que fazer a Certificação da Ancord e procurar uma corretora que te aceite. Tem muita corretora por aí. Você está em que cidade? Em breve vou atualizar o material da prova de Ancord e poderei te vender a apostila para estudar. E até o dia 15 de julho tenho programado terminar o livro de simulados para a prova. Então, aguarde. Assim que tiver revisado a apostila, te aviso.
      Um abraço,
      Lilian

    1. Andersehn, todo mundo que tem autorização da CVM para exercer atividade no mercado de capitais tem que pagar uma taxa de fiscalização trimestral à CVM para ela fiscalizar o profissional. A taxa na pessoa física está em R$ 165,XX. Se for PJ, custa o dobro. Vou ler e entrevista que você indicou.
      Abs,
      Lilian

  17. Parabéns pelo blog e pelas respostas que elucidaram várias duvidas, mais ainda tenho uma :
    pretendo atuar com HEDGE de commodities,(soja e milho) juntos com produtores rurais para protegerem os preços dos produtos, então são milhões de reais em poucas operações, se o AAI for remunerado por comissão de corretagem não vai dar quase nada, poderia dar sua opinião sobre como atuar nesse caso se como AAI ou de outra forma que poderia ser melhor remunerado no caso especifico de commodities

    1. Ciro,
      Consultei meu marido, que é Presidente da Câmara Consultiva da BM&FBOVESPA e tem uma corretora de grãos (lida com soja). Essa é a resposta dele:
      “Existe um limite máximo de ganho com a intermediação de negócios com derivativos agrícolas. A bolsa estabelece um percentual sobre o valor da “commodity” (soja/milho). Este valor acaba sendo reduzido voluntariamente pelas corretoras que atuam no setor, sob a forma de rebates, etc que dependem de negociação com cada cliente, em função de volumes negociados por determinados prazos, ou da expectativa de negócios que um determinado cliente possa fazer.
      Como operador de uma corretora é lícito esperar que seu ganho seja indexado à receita gerada. O AAI trará uma das pontas do negócio, dividindo a corretagem gerada com a corretora que fará a liquidação da operação.”
      O AAI pode ser independente ou trabalhar dentro do escritório da corretora. Como independente, o percentual da corretagem é maior, porém “seus custos para manter/fidelizar o cliente também serão maiores, e há sempre o risco de competição com as corretoras por conta da maior estrutura que estas têm em geral.”
      Outra possibilidade é você trabalhar na área Corporate de um banco, atendendo esse nicho de clientes que você deseja. Nesse caso você terá um salário fixo e, dependendo da instituição, poderá ganhar bônus de acordo com seu desempenho.
      São caminhos diferentes, ambos válidos, dependendo do seu perfil.
      Boa sorte e sucesso na sua empreitada.
      Abs,
      Lilian

  18. Primeiramente parabéns pelo blog, sou AAI, desde 2008, venho de uma formação acadêmica em direito, e fiz um estudo voltado para abertura de capital, fui operador de pregão, operador de mesa, eté a gerencia de operações, qdo fui atuar como AAI, ou seja tenho um conhecimento um tanto extenso, sofri com todo processo pertinente a ser um AAI, toda mudança que que interfere diretamente na atividade, até a ultima da própria Bovespa, na qual o AAI não poder mais permanecer no recinto da corretora, punindo as mesma de perderem seu ISO, caso esta ter qualquer AAI a partir de 2015, entendo isso como mais uma forma de extinguir essa categoria, num contra posto, em que nos EUA, essa categoria vem e forte crescimento, poderia ficar aqui expondo muito mais, toda via gostaria de saber de vc, não é o momento de realmente se ter um sindicato próprio para essa categoria. Confesso que tenho um grande interesse em participar de um projeto como este.

    1. Olá Paulo!
      Desculpa a demora em te responder, mas tirei uns dias para respirar ar puro nas montanhas e lá não tem internet. Obrigada pelos parabéns. Meu trabalho é fruto de muita consciência e vontade de ajudar os outros.
      Quanto à briga com a Bolsa, está um quebra de braço medonho com as corretoras, que hoje operam praticamente com AAIs. Na verdade, os AAIs no Brasil não são autônomos, daí o problema. Eles se tornaram uma mão de obra barata para as corretoras, que não querem arcar com os custos e riscos trabalhistas. É o jeitinho brasileiro que certamente não é a melhor forma de atuar e permitir um desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Entendo os dois lados, mas concordo com você: o AAI deveria ter um “sindicato” próprio. Quem sabe uma Associação Nacional dos AAI – ANAAI ou coisa do gênero? Me parece que já rola no mercado algo parecido, mas que não foi para frente. Posso colocar algo no meu blog e ajudar a coordenar essa associação que, no futuro, deveria certificar os AAI e não a ANCOR, que é patronal.
      Podemos conversar mais a respeito do assunto. Você é de onde? São Paulo? Caso positivo podemos marcar um almoço ou café. Caso negativo, podemos nos reunir pelo skype. Meu skype é liliangallagher.
      Abs,
      Lilian

      1. Boa tarde Lilian, obrigado pela resposta ao meu email, ento eu sou aqui de So Paulo sim, e com certeza poderamos aprofundar esse assunto, e quanto ao impasse frente corretoras, bovespa e AAI, muito fcil de saber quem a parte mais fraca, de forma que eu no gosto de ver, mas que a atual realidade, alias essa fraqueza ficou muito evidente, em uma reunio na Ancord no ultimo 06/06/13 na qual tive privilgio participar, e que esteve presente o Sr Edemir Pinto, presidente da BovespaBVMF e tbm o Sr Joaquim da Silva Ferreira presidente da Ancord, donos de corretoras, e AAI, uma reunio em que o presidente da Bovespa daria uma prvia acerca do assunto da retirada selo de qualificao das corretoras casos essa permita acesso de AAI em suas dependncia. o que chamamos de auto regulao, so vrios assuntos que envolvem inmeras situaes que me faz entender a necessidade urgente de um rgo efetivamente voltado para essa categoria.

        Abrao Paulo Assis. Date: Mon, 19 Aug 2013 13:43:03 +0000 To: paulinho.assis@hotmail.com

      2. Paulo, em tese, a associao que defende os AAI a Apimec, mas eles no esto nem a para a classe. Voc AAI de que corretora? abs

        Em 19 de agosto de 2013 14:30, Liliangallagher’s Weblog escreveu:

        > New comment on your post “Os diferentes níveis de agentes autônomos de > investimento” > Author : Paulo Jorge Assis (IP: 65.55.90.201 , 65.55.90.201) > E-mail : paulinho.assis@hotmail.com > URL : > Whois : http://whois.arin.net/rest/ip/65.55.90.201 > Comment: > Boa tarde Lilian, obrigado pela resposta ao meu email, ento eu sou aqui > de So Paulo sim, e com certeza poderamos aprofundar esse assunto, e > quanto ao impasse frente corretoras, bovespa e AAI, muito fcil de saber > quem a parte mais fraca, de forma que eu no gosto de ver, mas que a > atual realidade, alias essa fraqueza ficou muito evidente, em uma reunio > na Ancord no ultimo 06/06/13 na qual tive privilgio participar, e que > esteve presente o Sr Edemir Pinto, presidente da BovespaBVMF e tbm o Sr > Joaquim da Silva Ferreira presidente da Ancord, donos de corretoras, e > AAI, uma reunio em que o presidente da Bovespa daria uma prvia acerca do > assunto da retirada selo de qualificao das corretoras casos essa permita > acesso de AAI em suas dependncia. o que chamamos de auto regulao, so > vrios assuntos que envolvem inmeras situaes que me faz entender a > necessidade urgente de um rgo efetivamente voltado para essa categoria. > > Abrao Paulo Assis.

Deixe um comentário